sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Nós fazemos parte da história

Enchente em Blumenau, mais uma vez. A segunda do Yan e do Ricardinho, a primeira do Lui. A maior enchente desde a enchente de 1983/1984, quando o rio chegou a 15,46. Agora estamos em 12,60 cm... o rio ainda está subindo, mas muito pouco. Acho que agora o negócio se estabiliza!


Ontem estivemos cuidando do Opapa o dia todo, pois a Landi não pôde vir e depois a Beatriz teve que ficar em casa de sobreaviso... e a mãe iria passar mais uma vez a noite lá... E com as notícias cataclísmicas que vínhamos recebendo pela TV e internet... O rio iria passar de 14m antes das 5 da manhã... ou seja... estava todo mundo em polvorosa... O mercado estava um absurdo de gente... A fila do Giassi do caixa estava lá na padaria, para ter uma ideia! Enfim enfim... A chuva não parava nunca mais... e o rio continuou sudindo. Estamos sem água... a luz saiu na madrugada mas já está de volta... e de resto, estamos bem secos, cheirosinhos, alimentados, entretidos e OK! 


Saímos, pois, para dar uma voltinha no day after da grande movimentação que teve aqui em Blumenau... Porque blumenauense colono que se preze... vai dar uma volta para ver a enchente de pertinho. Gente... o que é essa romaria aqui na frente de casa?! Muita gente MESMO andando pra lá e pra cá... carros passando devagarinho, janelas baixadas, máquinas fotográficas para fora e flash flash flash!!! E as crianças estavam ansiosas para ver o que realmente era uma enchente... porque daqui onde estamos o negócio é meio teórico. Nem o Yan e nem o Ricardinho lembram de termos ido passear para ver os estragos de 2008. Mas eu tenho fotos. Que um dia serão tão preciosas quanto as do site linkado ali acima. Fomos, a pé, dar uma volta "ao redor" de casa... Para as crianças é um oba-oba... eles adoraram o passeio... Nosso objetivo inicial era tirar uma foto do jardim do Opapa... Mas não conseguimos chegar de lado nenhum... até que tivemos a ideia de pedir permissão no St. Peter. O guarda deixou a gente ir até a varandinha para fazer um book de fotos das crianças também ali na casa do Opapa. 


Depois, de tarde, o papai tinha que entregar um material na TV e fomos junto... aí já aproveitamos para dar uma volta de carro - bem maior que a primeira - e ver mais um pouquinho de água da enchente. Nossa... A Alameda estava triste, viu?! E olha aí abaixo quem a  gente encontrou "boiando" na enchente? O Totô!!! rs... (((Perdoa a piadinha infame, Tobias, mas eu não podiiiiiiiia perder essa! hehehe))) Fotos "aéreas" lá do mirante do Frohsihn e algumas tiradas ali de pertinho mesmo, do chão.




Tá... é feio... é triste de ver... tem gente sofrendo... Mas para as crianças continua sendo oba-oba... especialmente porque essa enchente faz, agora, parte da história de Blumenau. E eles são testemunhas oculares desta história. Mais tarde, quando os seus filhos estiverem estudando isso na escola, eles vão poder mostrar essas fotos e dizer: eu estava lá!

2 comentários:

  1. Mas isso é bem coisa de blumenauense.... rsrsrs
    Meus pais saíram de canoa - mas depois de tirar tudo do andar de baixo, afinal a previsão era de 14 metros!
    Mas deu tudo certo.
    Não queria nem imaginar ter que repintar a casa, trocar móveis, etc.
    Foi por pouco.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Blumenauense é bem assim mesmo, eu adoroooo.
    Que lindos os meninos, coisa mais fofa os 3.

    Beijãoooo

    ResponderExcluir