sexta-feira, 23 de setembro de 2011

7o mesversário



Hoje começa a primavera e junto com ela, o 7o mês de vida do nosso bebê fofinho! E olha... neste último mês aconteceu um salto gigante no desenvolvimento dele (Viu? Ele se guardou um mês inteiro que era para dar mais impacto quando começasse a fazer as coisas! hehehe)

Lui é um bebê absolutamente risonho... está sempre de bom humor, sempre sorrindo, sempre brincando, sempre buscando alguma coisa nova para fazer, pegar ou colocar na boca... e quando não encontra nada... ele se vira... brinca com o pé, brinca com a mão... caaaaaaaantaaaaaaaaa e não se estressa!

Este mês a consulta com o Dr. Mário era esperada com muita ansiedade (tá, todas são) pois iríamos ver o resultado de um mês repleto de novos sabores e muitas boas surpresas! Nosso bebê come sopinhas e frutinhas com GOSTO! O problema do peso dele, claro... só pode ter sido resolvido! Mas... que nada! Cresceu em altura (está com 67 cm), o perímetro encefálico cresceu bem legal também (até brinquei com o Dr. Mário... a cabeça cresceu é porque o cérebro está se enchendo de informação... se ele está ficando cada dia mais inteligente - acima da média! - então está tudo ótimo! rs...), mas o pesoooooooo.... novamenteeeeeee... deixou a desejar. Pelas tabelas que vemos na internet de desenvolvimento... ele está 1 centímetro acima da altura de referência, mas quase 2 quilos abaixo do peso. Lui agora pesa 6,700 kg, quando deveria estar perto dos 9. Masssssssss... como disse o Dr. Mário... ele está crescendo no ritmo dele. Nada a se preocupar. 


O mais curioso foi o comentário que ele fez no final da consulta, ele disse: "É, o caso do Lui me intriga. Mas estava pensando sobre isso agora e me veio uma imagem muito nítida na cabeça da Dna. Catarina se queixando que um dos filhos estava sempre abaixo do peso, independente do que ela fizesse. Era a Larissa? Eu acho que era... e eu lembro da Dna. Catarina brigando aqui comigo sempre que eu dizia que era uma característica dela e que não tinha nada a se preocupar!" Bom, eu disse para ele que não era a Larissa. Era o Rodrigo mesmo... Ele que tirou o sono da mamãe porque não alcançava nunca o peso mínimo recomendado. Aí o Dr. Mário finalizou o diagnóstico: "Ou seja: a culpa é toda do pai. Briga com ele e não com o Lui por ele não ganhar peso como deveria. É genético e a culpa, desta vez, é todinha do pai!" hehehe

Mas enfim. Temos muitas novidades... Está saindo o segundo dentinho... Lui agora sabe sentar... Ele brinca tão bonitinho com os brinquedos... E ele está mais falador do que nunca! Antes ele falava somente em horários e situações pontuadas - tinha a hora de cantar o mantra, tinha a hora de brincar com as sílabas, tinha a hora de tentar coisas novas. Agora... nossa... ele está um tramelinha!!! Ele misturou tudo isso e vira e mexe ele está "conversando" de uma forma mais complexa agora... ele usa tudo o que já aprendeu numa fala só... é muito fofo! Brrrr, blblblbl, gagaga, dadada, bababa, bububu, gluglu, gãgã, auauaua, an.. an.., f-f-f, v-v-v e assim vai. Ele está muito querido nesta parte das falas... e ele se expressa de verdade... conta o que quer contar fazendo expressões faciais, interpretando, a gente sabe direitinho quando ele quer só jogar conversa fora, quando quer contar alguma coisa ou mostrar ou ainda, quando está reclamando (sem choramingar... bravo mesmo). E claro... quando chora... aí é cada vez mais divertido ficar observando ele... que ele mete a boca de verdade... ele chora, briga, resmunga e aí é uma festa silábica bem carregada de emoção e intensidade... hehehe Ele continua falando mamãe quando está (muito) bravo, mas acredito que seja sem querer... nada consciente ainda... Ele também estala a língua... fica brincando de fazer... ahn... como descrever esse barulho? rs... (((Me liga que eu faço ao vivo no telefone! rs...))) 


Agora... quer ver o castigo que a mamãe ganhou? A primeira palavra do Lui ainda não saiu... Mas a intenção da primeira palavra já. E o castigo da mamãe (que o-d-e-i-a cachorro) é que ele vê o Mark (boxer do Guilherme, aqui de casa) e diz V... V... OU seja... não é uma palavra propriamente dita, mas é a primeira referência com sentido  e consciente que ele faz. A mamãe mostra para ele quando o Mark late e diz... "filho... olha o wa-wau!" e agora todo cachorro que ele vê é Vvv... Vvv... !!! Pôôôô... não podia ser qualquer outra coisa??? rs...

E de resto...  acho que já andei comentando por aqui... as preferências dele... as sopinhas que gosta, as que odeia... Uma descoberta bacana foi o suco de manga. Meeeeeeeeeeu, como ele gostou do suco de mangaaaaaa! E de purê de ameixa! Maçã ele ainda não curte muito não tanto pelo gosto, mas pela textura. Sorvete... ele AMA DE PAIXÃO! Ele ignora o fato de ser gelado... abre a boca e pede sempre mais... Mamãe não dá (ainda), mas que dá vontade, dá... hehehe Ah, sim... essa semana ele começou a tomar água no copinho de treinamento. Olha. Antes eu dava na mamadeira e tinha que empurrar, ele odiava. Agora... ele adora a hora da água... Abre bocão... mas ainda não entendeu que tem que sugar... ele acha que é uma brincadeira que a mamãe faz com ele... abre a boca, a água cai lá dentro e ele riiiii... rs... Mas é um processo... São só dois dias de copinho minha gente! hehehe

Obviamente depois eu vou lembrar de mais coisas - eu sempre lembro de coisas que eu poderia ter escrito depois que já encerrei a postagem.. Bom... aí eu volto aqui e completo com um (ou alguns) adendo (s)... rs... E viva a primavera e as suas flores! E viva o Lui... o nosso lírio cheiroso que está florescendo cada dia mais lindo!

Um comentário:

  1. Gata, não vai muito por essas tabelas de peso de interet não! Cada bebê é unico, e tudo depende de quantos kgs e com quantas semanas seu filho nasceu, dai faz o calculo da curva de crescimento, e se estiver subindo e stá ótimo!

    Se precisar de ajuda com isso é só pedir!


    Beijos!
    http://parabeatriz.blogspot.com

    ResponderExcluir