quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A primeira vez a gente nunca esquece...

 A consulta deste mês do Lui não foi exatamente aquilo que a mamãe imaginou. Mamãe estava super animada, que este mês de Similac tinha sido bem bom... o Lui não fazia mais birra para comer e aparentemente estava comendo bem direitinho... Aparentemente... porque do mês passado para cá ganhou apenas 400g. E entramos em estado de alerta novamente. O peso, que estava na linha do mínimo, está bem abaixo dela este mês - mas bem abaixo mesmo... nunca esteve tão abaixo para falar bem a verdade. Com isso, alguns alertas acenderam, mas ainda não há nada para ser feito, só observar. Mas de resto, nota 10 com estrelinhas. São 6.250 kg distribuídos em 65,5 cm de pura gostosura (pouquíssimo para 6 meses).

Bom, já que citamos os 6 meses... chegaram os 6 meses (faltam apenas alguns dias) e com eles aquilo que mamãe esperava ansiosa... tá na hora de dar frutinhas e sopinhas para o Lui! VIVAAAAA!


Pois bem... dia seguinte era dia de descobertas aqui em casa. Lui estaria tomando pela primeira vez um suquinho delicioso de laranja-lima (enviada pela Vovó Catarina). Primeira sugada: careta. Segunda sugada... hein?! Não... não aconteceu segunda sugada e nem segunda careta! rs... Safadinho... ele olhava para a mamãe e só ria... queria brincar... não teve jeito de fazer ele sugar o suco. O jeito foi apelar para a colherinha (que ele estava acostumado até os três meses e pouco) e deu super certo - e ele amou o suco... Só tinha preguiça de sugar, safado! Logo de cara, na primeira vez, ele tomou 80 ml dos 100 possíveis diretão. O segundo dia também precisou da ajuda da colherinha. No terceiro... idem. Agora ele já aprendeu que suco de laranja é bem bom... que pode sugar que vale a pena. E agora toma tudo. Os 100 ml da manhã... ele enxuga! \o/ \O/ \o/ ((#todosgrita))



Aí veio a hora do almoço. Hora da sopinha. Mamãe caprichou na sopa... Tinha brócolis, couve-flor, chuchu, abóbora, batata, cenoura, frango, temperos. Estava deliciosa, de verdade! Primeira colherada, careta amena, segunda colherada, olhar firme na reação da mamãe, terceira colherada, coceira forte no nariz... A experiência da primeira sopinha flutuou entre "Mamãe eu odeio sopa" e "Mamãe eu tenho mesmo que gostar de sopa?" Ele comeu quase tudo... mas sem muito entusiasmo. E no segundo dia a mesma coisa e no terceiro dia a mesma coisa... Uma observação importante é que o Lui parece que foi "comedor" a vida inteira... ele mastiga bem direitinho (lembro que o Yan mastigava para fora no início... aprendeu com o tempo... o Lui não... já nasceu sabendo, pelo visto... é pouquíssima coisa que ele mastiga pra fora). A sopa ainda não é a coisa mais esperada pelo Lui no dia (como o banho, que ele já se agita quando percebe que vai ficar pelado!)... mas água mole em pedra dura... já sabem! :D


Aí veio a hora da frutinha. Mamãe escolheu começar com o mamão. Aí ele já estava escolado no carrinho, já se ajeitava pra ficar do jeito que gosta: segurando os pés... e mamãe ajeitava ele e ele escorregava de propósito para ficar de novo nesta posição. E a história com o mamão teve um final mais feliz que todos os demais (ele já comeu maçã e banana, não morreu de amores por nenhum dos dois, se bem que a banana teve uma aceitação bem bacana, comeu duas bananas de uma vez só - mas mamãe não tirou fotos porque já não era mais o primeiro dia! rs...) E com o mamão... aquela boca de passarinho continuava sempre aberta... E não só aberta... mas reclamando quando a mamãe demorava para dar a próxima colherada! E ele tentava pegar a colher da mão da mamãe para ele mesmo colocá-la na xícara do mamão... Um sarro - bem como se dissesse "Mamãe, eu amo mamão, mas tu demora demais, deixa que eu resolvo!". Nos demais dias, mamãe já sabia a estratégia: uma colher para a mamãe e outra colher para o Lui... porque este meu filho é um justiceiro: quer resolver com as próprias mãos!


Outra observação importante... nenhum dos três - suco, sopa ou fruta - podem ser oferecidos quando ele está com sono... senão é lambança na certa! Mamãe agora já sabe os horários mais propícios e producentes!

Um comentário:

  1. Que legal, Lui come menino, prá ficar fortinho! risos
    Ai coisa mais fofa e lindo né, é bem assim mesmo Be uns gostam de uma coisa outros de outra, o Luiz Fernando nunca gostou de sopa, ele queria era comida mesmo, ai tive de fazer o que ele queria né, era purê, polenta, e tudo que vc imagina que é molinho e com molho, pq o danadinho, não queria a tal sopa... Mas tudo vale a pena prá ver o sorriso maravilhoso no rostinho deles né?!Beijãooooooooooooooo

    ResponderExcluir