sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mamãe é laranja! (Ode às diferenças!)



Quem falou que a gente ama os filhos "igual", mentiu. Quando a gente se torna mãe pela primeira vez, a gente acha que sabia tudo e no final das contas aprende muito com o nosso filhote. Aprende no amor e na dor... rs... Lidar com um bebezinho, desvendar sua dinâmica, aprender suas manhas, criar as próprias manhas para dar conta do rojão... arregaçar as mangas e ser efetivamente mãe. E aí você tem bem certo, bem seguro que seu filho é vermelho (antigamente era verde, mas por motivos pessoais, aos 4 anos decidiu que sua cor favorita seria mesmo o vermelho!) e você passa a ser craque em vermelho. E passa a amar vermelho de paixão, incondicionalmente.

De repente a vida lhe apresenta um amarelo* - amarelo, amarelão-canário, bem entendido! E você acha que vai ser "piece of cake", porque afinal, você já esteve lá antes. E todo mundo acha que você não tem mais dúvida nenhuma, afinal, se deu tão bem com o vermelho... e aí (mesmo já sabendo de leve o que o amarelo tinha a oferecer desde antes de sua chegada) você se depara com uma criaturinha totalmente virada daquilo que era sua zona de conforto. O amarelo decide radicalizar sua vida!!! Mas, por mais que você esteja no limite do esgotamento (como também estava da outra vez... bem, talvez não tanto... rs...), tendo que aprender tudo de novo do zero, desvendando as manhas, descobrindo devagarinho as entrelinhas... respirar amarelo é simplesmente inebriante... fantástico!!!

Aí o clichê diz que mãe ama filho tudo do mesmo jeito! É mentira. Ou pelo menos não  é bem assim! Como amar igual alguém que é tão diferente? Talvez no conceito, a intensidade, o peso sejam os mesmos... mas o amor em si, honestamente não é. Cada um a gente ama e admira por uma razão especial (ou umas várias - especialmente porque coexistem em fases muito distintas)... não dá para fugir de ser incondicionalmente apaixonada por amarelo e amar mesmo, de verdade. Tanto o amarelo quanto o vermelho. E filho preferido, será que tem? Já posso fazer as apostas que não... como preferir um quando cada qual tem o seu dom, dua dinâmica e o seu brilho próprio? poderei preferir certos detalhes, certas atitudes, certas posturas, mas nunca preferir um a outro...  

Afinal... agora mais do que nunca, sou laranja! E laranja, vocês bem aprenderam na escola... é uma mistura de partes iguais de vermelho com amarelo! :D


*AMARELO por causa de uma epifania que o Yan teve logo antes do Lui nascer... ele me disse... "Mãe, se a minha cor preferida é vermelho e a tua é laranja... é óbvio que a cor preferida do Louie vai ser amarelo... porque vermelho mais amarelo dá laranja! E tu só vais poder ser laranja, mãe, se tiver nós dois juntos!"

Um comentário:

  1. Oi Bê, sou a Joice, sou sócia da Dani.... amei teu post, pois eu nunca consigo explicar o que eu sinto quando me perguntam sobre meus meninos... e vc consegue descrever muito bem meu sentimento. Não prefiro nenhum, amo os 2 iguais, mais diferentes..... o amor só se multiplica, eu não consigo dividir entre os 2.... Não imaginava que ser mãe seria tão prazeroso e desafiante.... mas é a melhor coisa que já vivi... e sei que é só o começo.... Um grande beijo pra vc, e seus 2 coloridos!!!!!!

    ResponderExcluir