quarta-feira, 23 de março de 2011

UM MÊS!


Nosso Lui cresceu - já temos roupas se despedindo do armário e ofiicialmente ele passou a usar fralda P e não mais RN! Já está há um mês conosco. Um calendário inteiro!!! E não tem jeito mesmo... estamos realmente, de verdade... rendidos, apaixonados!!! E não tem como ser diferente... Nosso baby é uma criança tão doce! Até dói de descrever!!!

Nosso filhote é uma figurinha! Preto e branco (sem tons de cinza), ele agora já curte nossos carinhos e pseudo-paticipa deles... adora ser "atacado" com cócegas, ventinhos, cheiradinhas, beijinhos, apertadinhas e amassos... ele não ri - sorriso propriamente dito (isso ele faz quando está dormindo) - mas ele abre uma expressão muito fofa! E faz jeitinho que quem quer de novo!

As horas da mamada são praticamente um episódio dos três patetas, é muito engraçado... muito fofo mesmooooooooo o jeito que ele se "delicia" e interage (sim, interage! rs...) com o leite... quase um caso de dizer "não brinca com a comiiiiiiida, filho!" Agora as coisas já ficaram um pouco mais funcionais (no início, ele mamava 8 minutos, dormia 15 e chorava de fome... mamava mais 6 minutos, dormia 10 e logo chorava de fome. E assim quarto vezes... e 40 minutos depois já estava na hora da mamada de novo e começava tudo outra vez); Agora ele mama de uma vez só praticamente de duas em duas horas durante o dia e de noite (((quando não tem cólicas ou quando não decide que quer ficar acordado durante duas horas inteiras - o que é raro, mas acontece!))) tenho que acordá-lo para amamentar, já que agora neste primeiro período é necessário que não passe de 3 a 4 horas sem comer... e preciso acordá-lo algumas vezes no meio do processo. E afoito. E às vezes até sem ar. E às vezes até se afogando. Mas faz parte do ritual Curly-Moe-Larry. É um sarro mesmo! Eu chamo ele de meu "Tuín", porque é este barulho que ele faz quando mama: Tuíííínnn! Acabo me divertindo, mesmo às 3 horas da manhã. Honestamente. É muito especial ter essa oportunidade: dar de mamar para nosso baby. (((Somente abrindo um rápido parênteses, o Yan não era assim, ele sempre foi mais "sério" e certinho... rs...)))

Meu pequeno parafuso tem uma sede de observar as coisas... ele é  acordadão da mamãe... está escrito em todos os sites que os bebês recém-nascidos dormem 90% do tempo... mas aqui isso simplesmente não acontece. Mamada sim, mamada não, nosso pequeno fica ligadão, 220V na tomada, olhão ansioso por percorrer as novidades em volta. E esses olhinhos praticamente gritam "mamãe, vamos passear e ver o que está acontecendo na casa"... e nós vamos... ele sentadinho no colo (porque fica bravo quando a gente coloca ele deitado!), percorrendo os cômodos da casa, conversando com quem estiver presente, olhando os carros passando em frente de casa, fazendo bagunças e ginastiquinhas com pernas e pés... cantando músicas animadas, fazendo caras e bocas. Isso durante uma hora e meia a duas. Aí mamada. Aí soninho. Aí mamada. Aí começa tudo de novo. E isso era às 3 da manhã também. Cortei trocar a fralda neste horário. Funcionou. Ele mama, acordado, mas pega no sono em seguida. Mas em compensação, acorda em definitivo às 6 da manhã. E fica até por volta das 8 e meia percorrendo a casa. Todos os dias! Ah, sim... parafuso porque está sempre tentando se virar para ver outras coisas diferentes daquilo que está na frente dele.

Quanto ao olho, todo mundo pergunta... ele é azul ainda, como no dia em que ele nasceu. Mas ele fica azulzíssimo e manhã cedo e ao meio-dia ele fica numa cor indeterminada, mais escura. Não sei se vai ser azul pra sempre, mas já valeu pela novidade das primeiras semanas. Torço que pelo menos ele tenha os olhos como do papai que são castanhos mas ficam castanho-esverdeados em duas situações: em dia de sol forte ou quando papai está feliz.
(As fotos deste post foram tiradas no final da tarde, as do marco da 1a semana, de manhã... compara aí! rs...)



Falar em ver coisas... a última descoberta, fresquíssima: ele passa os 28 minutos dos DVDs Baby Einstein ligadaço no que está acontecendo na tela. Antes eu só colocava por causa da música, para acalmar, para preencher o ambiente. Agora ele se interessa por VER. Estávamos assistindo Baby Mozart esses dias e ele seguia as personagens pra lá e pra cá na tela. Descobri sem querer... estava dando de mamar, olhando para ele e desviei para o computador, ao meu lado, para ver a hora... pois não é que ele quis ver o que eu estava olhando, o meu parafuso?! Logo vai ser promovido de Tuín para SPIN! rs... E isso aconteceu várias vezes até eu pensar em fazer o teste de colocar ele na frente da imagem para ver o que acontece. Não coloco todo dia, coloquei umas 3 ou 4 vezes até agora enquanto fazia outras coisas... e olha... os resultados são bem bacanas!!!(as pessoas, quando falam com ele, ele presta atenção e segue com o olhar... porque não com os fantoches do DVD, né?! rs...)

Bom, enfim, eu brinco que já começou o treinamento... músicas educativas (ABCDEFG... 123456... Nós temos 5 sentidos, 5 sentidos, quantos são! São 5! - e outras, porque cá entre nós, as músicas do folclore brasileiro são um lixo... só coisa ruim! O cravo brigou com a rosa, o boi que vem buscar o menino, a canoa que virou, o "atirei o pau no gato, mas o gato não morreu"!),ficar de bruços para levantar a cabeça, pegar objetos (e colocar na boca, claro!), seguir com os olhos coisas que se mexem, procurar e achar de onde vem o som... e essas coisas...

Falar em sons.. ainda estou devendo um post especial sobre as músicas. E em especial o Hino do Flamengo. Somos obrigados a gravar o "milagre" que acontece toda vez! rs... Que mais, que mais, que mais... bom, se deixar, fico falando até amanhã de manhã sobre detalhezinhos da personalidade e das coisas que ele gosta e desgosta, porque isso é uma coisa bem forte nele: a gente sempre sabe o que ele quer, ele deixa bem claro, sempre!

Observação: achei essa foto muito gostosa.. porque ele está com 
cara de  "fui pego no flagra, escalando o sofá"... rs...

Ah, sim... uma coisa que esqueci de comentar, antes de encerrar o post: a relação do Yan com ele e dele com o Yan, é uma coisa mágica. Quer acalmar o Lui? Dá no colo do Yan. O Yan dá um beijinho e já está tudo na santa paz novamente. E então... nosso baby pega no sooooooono e fiiiiiiiiica entreeeeeeeeegue. Já testado e comprovado inúmeras vezes. E o Yan adoooooooora!!! E o Lui, pelo visto, também!!!

Tá, chega! Tem várias outras coisas, mas essas deixo para os próximos posts...

(((Temos várias fotos, muitas bem bacanas... mas ainda não consegui coisa muito diferente da cara de bravo que ele faz, ainda não estou "feliz" com os resultados que venho obtendo... será que perdi o meu "mojo"? rs... Enfim... para poder ver efetivamente as caras e bocas que ele faz, que eu descrevo aqui, acima (se bem que o pseudo-sorriso da cócega no pescoço tem ali na primeira montagem!)... só mesmo vindo ver ao vivo. Mas continuarei tentando... logo logo eu consigo um registro das expressões fofíssimas que ele faz - até a cara de cólica é linda!!!)))

2 comentários:

  1. Meu Deus, Bê!
    1 mês já???
    Nossa, o tempo realmente passa VOANDO!
    Sim, falta 1 mês e meio pra minha Helena estar aqui, fala sério.

    O post tá longo, mas li (quase) tudo.
    E quer ver sim muitas outras fotinhos =)
    Só de saber q ele já trocou o tamanho da fralda e já tá perdendo algumas roupas... vi como o tempo passa.
    Ai ai.
    Logo logo sou eu :P

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro mesversário !!!!!
    Que relato lindo Bê. Li tudo e pareceu que eu estava aí também. Deu para viver junto todas as conquistas do primeiro mês.
    E ele está lindo.
    Ah, e não perdesse o teu mojo... rs

    Beijos !!!!!

    ResponderExcluir