sábado, 26 de fevereiro de 2011

São tantas (as primeiras) emoções!! (no hospital ainda)


 O primeiro dia no hospital foi calmaria pura. Modo de dizer, né... ((Mentiiiiira!!! rs...) Porque era uma romaria de visitas que pelamor! (chegou uma hora do dia em que tinha 9 pessoas na "fila de espera" da recepção para poder subir no quarto!) rs... Por volta das 10 e pouco, quase 11 horas da manhã, nós já estávamos no quarto - adorei o lugar que escolheram pra mim,  com uma janela grande para entrar luz e principalmente... ar!

Pelo novo esquema de recuperação do Hospital Santa Catarina, o bebê já fica com a mãe imediatamente após o parto. Confesso que no começo eu não gostei muito da ideia, por N motivos que andei falando para algumas pessoas enquanto conversávamos sobre o assunto... mas não foi lá bicho de 7 cabeças como eu tinha imaginado de princípio. Enquanto o Dr. Sérgio colava e costurava a mamãe, o pequeno Louie foi para o berçário tomar seu primeiro banho, acompanhado do papai (queria que o Yan pudesse ter acompanhado essa parte, uma pena que já não é mais possível... teria sido bem especial!). O papai gravou tudo... mas levou máquina fotográfica... de modo que teremos que esperar a edição do vídeo para ter imagens desses primeiros momentos. Logo que cheguei à sala de recuperação das mamães, nosso pequeno já estava nos finalmentes, quase pronto para vir para ficar com a mamãe e com o papai quase já ganhando um "eject" (porque não pode ficar lá, só durante o banho mesmo!). A enfermeira trouxe ele e imediatamente ele já foi colocado para mamar. Louie da mommy já nasceu sabendo, como o Yan... essa parte chegou até a ser engraçada no vídeo que o papai fez... E a enfermeira ainda brincou dizendo que a gente "teria que comprar mais uma geladeira!" rs...  E assim, ficamos na recuperação eu e ele, ele no meu colo... ambos dormimos um bom sono de talvez uma hora, depois, por mais sono que eu tivesse... nosso baby estava acordadão, olhava tudo em volta... não tive coragem de deixá-lo "sozinho" na exploração... assistimos Backyardigans (eu tive uma nítida impressão que ele reconheceu a música-tema, mas achei que podia estar meio grogue da anestesia! rs... Mas isso é assunto mais pra frente, que depois eu tive a constatação!) e honestamente nem sei em que momento dessa estada a anestesia passou e eu consegui mexer as pernas de verdade - na hora do banho eu já conseguia mexer o dedão do pé... rs... Desta vez isso não foi importante como quando o Yan nasceu que eu fiquei me esforçando para dobrar o joelho logo, para poder ir para o quarto logo, para poder tê-lo no colo logo, para poder dar de mamar logo... o tempo que fiquei na recuperação foi basicamente o mesmo, um pouquinho mais dessa vez... duas horas e um pouquinho contra uma hora e meia da outra vez. Mas foi bem mais tranquilo. Até começar a coceira no nariz... da outra vez também deu. E as duas vezes foram violentas! hehehe Aff, que agonia!!! (francamente, foi a pior parte do processo! hehehe)


Aí fomos para o quarto. E a primeira visita, não podia ser diferente... foi do papai com o Yan, que já não via mais a hora de poder conhecer o maninho. Foi bem bonitinho!!! Quem conhece o Yan sabe o quanto ele pode ser falador... e ele disparou em narrar para o irmão as coisas que ele ainda iria conhecer e as coisas que ele fez na escola naquele dia... ele só queria poder pegar o Louie logo no colo. Bom... naquele dia o Yan voltou ao hospital três vezes... hehehe

Vieram outras visitas várias - faz parte, né!! Vovó Catarina e Vovô Mirinho vieram de Brusque para buscar o Yan na escola e dedicar o dia a ele é claro, conhecer o mais novo príncipe da família Fruc. Ele tem olhos azuis como a vovó Catarina (se vai continuar assim, não sei... ainda temos vários meses para aguardar essa definição! rs...), mas duas vezes que ela veio ver o netinho... e ela foi a única que não viu ele de olhos abertos! rs... Ricardinho estava ansioso (tanto quanto... ou até mais que o Yan) para ver o sobrinho. Vovó Leninha passou algumas horinhas da tarde babando o netinho junto com o tio orgulhoso. Nos dois dias que estivemos no hospital, vieram Tio Riccks e Dani, Larissa, Guilherme, Guido, Beatriz, Thomas, Schanna, Cláudio, Fernando (que aliás, estou devendo uma ligação... rs...), (...) Todo mundo queria pegar o Louie no colo!!! hehehe (Depois, no primeiro dia que estávamos em casa, o Guido trouxe o Nikolas e o Johny veio trazendo um presente da Tia Lorena - que está sendo muitoooo bem utilizado... uma cobertinha bem linda, amarelinha xadrezinha fofinha! Veio o Marcelo, amigo do Papai e a Tia Mirtô com o Tio Lino... e a Beatriz com as visitas de bebê dela - um sarro... ela vem espia, pergunta se está tudo OK e vai embora pra não incomodar! Estou adorando! rs... E o vovô Márcio veio trazer um tênis fofo para o netinho. Fernando Neves, Clara e Diego também vieram dar uma cheirada no Louie. Não tiramos fotos, infelizmente, de muitas delas, dessas últimas, para colocar aqui... mas fica o registro! Dos demais, colocaremos mais pra frente!) (((Bem bom receber tanto carinho!!!)))


O primeiro dia de hospital foi corrido por causa das visitas... mas foi tranquilo em relação às primeiras horas do nosso baby e a recuperação da mamãe... também foi uma coisa fora de série. Chegando ao final do primeiro dia já absolutamente funcional sem dores ou limitações maiores - claro, a gente se resguarda, mas se fosse perguntar eu poderia ir pra casa no final da tarde, francamente!

Durante a tarde o Louie começou a fazer ânsia de vômito e a efetivamente vomitar um pouquinho em determinados momentos (não relacionados com a hora da mamada). A enfermeira pediu que deixássemos ele mais sentadinho, mais em pé e não chacoalhá-lo muito que era provável que ele ainda tinha líquido aminiótico no estômago - que ele tinha engolido na hora do nascimento (por isso ele não chorou na hora em que nasceu), mas que durante o dia ele devia colocar isso pra fora, pois esse líquido não é digerido, tem que ser expelido ou aspirado. A primeira aspiração foi na hora do parto mesmo. Mas sobrou ainda líquido no estômago (e descobrimos depois que era muito líquido ainda!) Neste primeiro dia, então, ele passou muito tempo acordado, olhando as pessoas, as coisas do quarto e especialmente a vista, na janela... dormiu bastante também... mamou pouco, não fez nem xixi e nem cocô por este motivo... enfim, ficou na dele. Já notadamente tem as anteninhas bem ligadas em tudo em volta. Percebemos isso como uma característica bem forte. No final do dia o negócio começou a ficar mais "violento" e ele foi levado pelas enfermeiras para fazer uma lavagem estomacal - tadinho! Foi aspirado e levou ainda algumas horas para querer mamar -  a essas alturas ele já fazia cara de nojo cada vez que eu oferecia o seio e a enfermeira pediu para não oferecer mais até ele pedir. Às 2 da manhã ainda tentei pela última vez (ele não tinha comido nada - nem de conta - desde às 9 da noite) e depois fiz o que a enfermeira tinha pedido. Às 7 da manhã fiz nova tentativa... e aí que aconteceu... uma hora e poucos depois... ele estava de barriguinha cheia e tinha feito o primeiro cocô (nunca imaginei que um dia ficaria esperando ansiosa por um cocô! hehehe)! Era sinal de que estava tudo funcionando bem, finalmente! MAAAAAAAAAAAASSSSS... Provavelmente pela fome absurda que ele estava e pelo tempo recorde que ele ficou mamando sem parar (quase ou mais de uma hora - por aí)... deve ter engolido muito ar. Gritou o dia inteiro, tadinho. Até meio-dia ele tinha feito cocô umas 6 ou 7 vezes. Eu fazia massagem na barriguinha dele e dava para sentir o ar trafegando ali. E bebê com cólica... já sabe... pede seio o tempo todo, para aliviar a dor. Foi um dia de poucas visitas (ainda bem, foi providencial!), mas em compensação... passei um cortado... com ele no colo o tempo todo, embalando, andando pra lá e pra cá no quarto com ele no colo, fazendo massagem, dando de mamar, acalmando, trocando a fralda. E isso foi realmente pesado e toda aquela "alegria" de estar 90% funcional na noite anterior, sem dores da cirurgia... com os bicos do seio já detonados no segundo dia... aff! Ao final do dia eu praticamente já não conseguia me mexer! hehehe Dei sorte que a mãe ficou lá de noite comigo. A noite em si foi tranquila, duas mamadas bem bacanas, o Louie já estava mais calminho das cólicas, mas era eu que não conseguia levantar da cama sozinha! rs... 


 De manhã, o médico passou  (era 6 da manhã - Dr. Sérgio dorme quando?) e deu a tão esperada alta. Meh! A nossa casa é sempre a nossa casa!!! Logo a enfermeira já veio dar o banho e arrumar o Louie pra ir cheirosinho para casa... Para agradar o papai nós colocamos (o Yan escolheu o traje - matou aula naquele dia para participar do momento de levar o Louie para casa... as fotos aí acima são dele - a grande maioria!) o tiptop do Flamengo (Louie tem pelo menos uns 6 trajes do FLA já! rs...), já aquecendo a torcida para o jogo de domingo. E fez sucesso por onde passou! rs...

 Daí em diante foram aqueles dois dias de hibernação, praticamente, quando não tinha emergência bebezística acontecendo... rs... Louie dormiu o primeiro dia e meio todinho, junto comigo. Ele também estava bem "baleado" das emoções do dia anterior. Bom... isso é assunto para um próximo post.

Um comentário:

  1. Genteeeeee qta visitaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    ACHO Q EU VOU PIRAR SE FOR ASSIM!
    kkkkkkkkkkkk
    Confesso q não li tudo, mas li boa parte.
    O Lui é muuuuuuuito fofo e dá pra sentir e saber direitinho TUDO q tu descreves.

    Beijos!

    ResponderExcluir