domingo, 30 de janeiro de 2011

Quem é Lui Oliver Fructuoso?

 INTERNACIONAL, MUSICAL, ERUDITO, PRAFRENTEX E DE PRESENÇA!

Já faz um tempinho que estou querendo escrever aqui alguma coisa sobre você, filhote. Até agora só tinha escrito aqui sobre as coisas que nós fizemos, a parte factual da gravidez. Na verdade, falei pouco sobre a gravidez e mais sobre o nosso lazer durante este tempo. Desta vez venho aqui para falar sobre o foco disso tudo: meu filhote Louie!

Técnicas empíricas de observação ostensiva me credenciam a falar um pouco sobre a pessoa que está chegando em nossas vidas. rs... Agora, da linha dos finalmentes, já é possível traçar alguns pormenores... um pouquinho da sua personalidade, o que gosta e o que não gosta. Pois bem. Vamos apresentá-lo aos nossos amigos e familiares, filhote.
.
.
O Louie é uma criança absolutamente ativa. Ligada 220V na tomada. De opinião própria, forte, já expressa direitinho suas preferências, o que gosta e o que não gosta. Quando comecei a senti-lo se mexer, me assustei um pouco com a "atividade constante" do meu pequeno, sendo que sempre seu horário de maior "resplendor" foi a madrugada. De manhã acordava tarde, fazia bagunça perto da hora do almoço e logo depois de comer. À tarde era como se eu não tivesse bebê dentro da minha barriga. Acho que estava se resguardando para a noite: 10 horas em ponto começava a bagunça. E mais forte a partir das 11 e meia. Culminando em movimentos bem intensos lá pela meia-noite... sossegando só lá pelas 2 da manhã ou mais tarde. Só aí a mamãe aqui conseguia dormir. Antes não... era muita coisa acontecendo aí dentro! rs... E isso todos os dias. 

As semanas foram passando... nosso baby foi crescendo. Mamãe começou a notar uns padrões no comportamento... Puro empirismo mesmo... podia ser só impressão, né?! Então mamãe começou a prestar mais atenção e, às vezes, provocar situações para ver se era só coincidência ou se era o Louie da mamãe tentando se comunicar!

Hoje eu sei de muitas coisas sobre você, filhote: em primeiro lugar... você é um formigão. Apesar de a mamãe não ser muito fã de doçuras, tem tentado - à medida do possível - agradar você. Chocolate, bolo, Nescau, balas, sobremesas, sorvete. Basta um pouquinho e 2 minutos e meio... que você já começa a pular de alegria (depois de perceber isso, tento tomar um copo de Nescau ou leite com aveia e açúcar, na maioria das vezes de manhã quando acordo, só para agradar você, filhote... mas mamãe realmente acha essas coisas muito doooocesssss...! Mas é bacana de sentir você!). Siiiiiiiim, tem o pulo de alegria, que faz a barriga tremer, o pulo de susto, quando você se estica todo muito rápido e depois se contrai num cantinho e o pulo do "te liga, mãe", que é o mais engraçado... você dá uns soquinhos na parede da barriga tipo... toc toc toc, ritmado, algumas vezes, com força. Também tem a espreguiçada. Essa dói! rs...  Ainda na área alimentícia, mamãe às vezes tem fome mas tem preguiça de comer... ou não quer comer propositalmente... aí você reclama. Toc Toc Toc: "te liga, mãe!" e se não providencio alguma coisa... daqui a pouco lá vem de novo, mais raivoso... "toc toc toooooooc - ôôôôôôô!!!". Especial menção às coisas apimentadas, envinagradas, salgadas e fortes. A felicidade reina com um peperoni bem ardido com cebola e rúcula! rs...
A segunda coisa a observar... você gosta de música alta. O "alta" deve ser porque, para chegar até você tem que ter certo volume... mas você gosta de música. E é fã de Black Eye Peas. Descobrimos sem querer, quando voltamos de Florianópolis (quando fomos no Portões Abertos da Base Aérea, em outubro). A música preferida do Yan é Where is the love. Tínhamos outras N músicas na playlist e você estava quietinho a maioria do tempo. Era só começar os primeiros acordes desta música que você já começava a mexer entusiasmado. Sério. Acabava a música, começava a tocar High School Musical (o Yan e o Ricardinho a-d-o-r-a-m toda a "coleção" - aff! Mas é bonitinho, eles cantam elas inteirinhas, num inglês de dar inveja!), você aquietava. era só voltar para Black Eye Peas que você já se manifestava. Mais no Where is the love. Impressionante. E esse "comportamento" continua desde então. Até acho que já andei citando aqui no blog - nas festas de final de ano das escolas - do seu entusiasmo quando tocou Boom Boom Pow no Teatro Carlos Gomes. Quando você nascer a mamãe vai apresentar uma turma bem bacana - Thaikowski (que são as  minhas preferidas!), Mozart (que são mais animadinhas), Beethoven (que são mais fortes) e várias outras. Acho que você vai ser um bebê bem erudito. Vai adorar música boa! E Black Eye Peas... rs... E o hino do Flamengo. Erudito e eclético... rs... Só não sertanejo, né?!

Outra coisa que mamãe notou foi que você reage com voz de criança rindo ou se divertindo - em situações, não sempre. Mas voz de criança pequena várias vezes "acendeu" você. Agora, uma criança em especial SEMPRE faz você mexer. O irmão Yan de vez enquando vem conversar com você, para contar alguma coisa, para dar um beijinho e contar um segredinho, para deitar em cima da barriga para ver TV ou para sacanear, simplesmente.  Sim... o Yan adoooora "sacanear" você... ele vem e dá uma chacoalhada na barriga e diz OOOOOOIIII, LOUIE!!! ESTAMOS AQUI TE ESPERANDO! Às vezes diz que a mamãe está ansiosa para morder ele e fazer cócegas, às vezes conta coisas que ele vai ensinar ao irmãozinho quando for maior... às vezes diz "eu te amo" e vai brincar... ou vem só assoprar a barriga para fazer barulho (e consequentemente cócegas no irmão) ou para assoprar o umbigo para fazer ventinho no rostinho do bebê (uma vez que ele acredita que o irmão espia tudo o que acontece pelo umbigo a mamãe! rs...). De qualquer forma, é impressionante. Só o Yan chamar que você "vem".

Ainda no setor das "vozes", uma coisa que também acontece e que demorou para a mamãe perceber... é que meu baby internacional sente-se feliz quando escuta o idioma inglês. Independente do que se fala e qual tom. Demorou para perceber, mas depois comecei a prestar atenção. E aí comecei a refletir... como é que pode, né?! Será que ele reconhece o inglês como língua ou talvez reconheça aquelas vozes? Cheguei a estas dúvidas quando pensei nos primeiros meses da gravidez. Tive que ficar de repouso absoluto por pelo menos quase 3 meses e neste período acabei baixando e assistindo muuuuuuuuuuuuuuuuitas séries. E meio que quase que era quase só esses diálogos que o meu baby ouvia o dia todo dali de dentro da barriga...  Se estou quieta prestando atenção, não estou falando português.... rs... os momentos de falar português eram mais com o Yan... alguma coisa com o papai (mais por telefone, então quase não conta... rs..), pouca coisa com outras pessoas (meio que foi um período de silêncio e isolamento, sem querer). Aí depois... aos poucos pude voltar a trabalhar. meu trabalho é escrever. Escreve-se quieto. E-mails e contatos com clientes, redação de orçamento ou projeto... eventuais MSNs com amigos... tudo quieto e concentrado. Somente agora, mais no final da gravidez, com o ritmo acelerado do final do ano é que tive mais contato com as pessoas e as séries ficaram meio esquecidas. Em janeiro, quando retomei uns atrasados... foi aí que pude observar os pulinhos de alegria - e observar a "mecânica deste processo"... É impressionante, é engraçado... é verdade mesmo! rs... Novelas não surtem o mesmo efeito. Nem os desenhos do Discovery Kids (só as musiquinhas - e aí a gente volta ao tópico anterior - você é um bebê musical). Nem propaganda e nem filme dublado.

Quer saber?! Você vai ser uma pessoa auditiva. O Yan é mais sinestésico. Você vai ouvir mais. Quer ver que eu vou acertar?

Dizem que o bebê dorme 90% do tempo dentro da barriga. Você, filhote, duvido muito... rs... Você é muito ativo! Mesmo! Depois da rotina estressante do final do ano passado, quando eu realmente fiquei preocupada e o médico disse que você estava estressado e exausto, seus hábitos mudaram um pouco. Passei o final de dezembro sem conseguir dormir porque você não conseguia relaxar, independente da hora do dia ou da noite. De noite, mesmo... nossa... era assustador o jeito que você mexia, não só de frequência, mas também de intensidade. Quando paramos de trabalhar, dia 23... levou mais de uma semana para você acalmar. Perto do reveillon que conseguimos finalmente nos "acalmar" e descansar mais. E depois disso... aquilo que era praxe na metade da gravidez (a festa depois das 10 da noite) já não era mais bem assim: de lá pra cá você acorda cedinho, por volta das 6 e meia ou 7 da manhã... dorme perto das 8 até umas 11h. De tarde a atividade é menor e depende do que a mamãe está fazendo, mas via de regra é bem frequente  - de vez enquando, sem hora marcada -  o tempo todo como nos outros turnos, mas em relação à intensidade... bem menos. À noitinha, por volta das 6 da tarde a festa começa. Bastante frequência, intensidade média. De noite solavancos. Agora, nos finalmentes, novamente não tenho conseguido dormir direito. Às vezes você me assusta no meio da noite... dá um chacoalhão que acordo no susto de verdade... rs... E fica mexendo, mexendo... que não consigo voltar a dormir. Mas não a noite toda como no final de dezembro, em momentos apenas.

Outras coisas.... você se assusta fácil... e se assusta quando a mamãe se assusta... e se assusta com o telefone - sempre! Você não gosta que a mamãe deite do lado direito (e eu já vinha notando isso há algum tempo, mas não tinha conseguido identificar qual o lado que você não gostava... no último utrassom que pude ter certeza... a posição em que você se encontra realmente não permite que a mamãe deite do lado direito sem que você fique desconfortável. O "Toc toc toc ôôô" que você fazia, faz sentido! rs... Tenho me policiado, agora! Quando deito esticada de barriga pra cima sempre tem festa (do tipo... assim que é bom pra mim, mãe! Fica assim pra sempre! Ê, vidão bom!)... Sabe a espreguiçada que dói? Acontecem em dois momentos: no meio da noite (por volta das 4 e pouco da manhã), quando estou no melhor do sono... rs... É uma esticada loooooooongaaaaaaa e beeeeem lentaaaaaaaa e aí você volta a ficar de conchinha dentro da barriga. Baby Louie também não gosta quando mamãe fica sentada muito tempo (quando mamãe descuida da postura, apertando a barriga mais que o necessário então... bah! A espreguiçada tem tom de revolução - Ah, me apertou, é?! Então tooooooooma! rs...) ou com calça mais encorpada. Jeans provoca revolta. Elástico pseudo-apertado de calcinha idem. Mamãe tem usado saias e vestidos 90% do tempo. E quem me conhece... sabe que isso é uma revolução! rs...

Nossa, este texto ficou grande. Tem outras coisinhas menores que já sei sobre o meu filhote. Mas por enquanto deixa assim mesmo! rs... O que acho é que o Louie da mammy vai ser uma criança bacana, sorridente que vai conseguir tudo o que quer com seu jeitinho (não sei se vai dar para dizer não para ele... rs...)... vai ser ativo, atleta, foguetinho, mas ao mesmo tempo reservado e quieto no canto dele... vai ter um jeito absurdo em lidar com as pessoas, vai ser desencanado e de bem com a vida, não vai se apavorar diante das situações - pelo contrário, vai ser centrado a ponto de achar a melhor solução sempre... mas sensível ao extremo (quero só ver!!!). Vai estar sempre um passo à frente. Vai ser empreendedor e pró-ativo. Se pudesse traçar alguma coisa de futuro... diria que ele vai trabalhar com pessoas, com viagens ou coisas no exterior... e que vai ser muito bem-sucedido em tudo o que fizer. Administração? Comércio Exterior? Diplomacia? Ou? Enfim! Acho que esse meu filho será um cidadão do mundo. Vamos ter gratas surpresas com ele - mas sempre morrendo de saudades pois ele vai estar sempre em um canto diferente, fazendo milhões de coisas ao mesmo tempo!!! :D


Tá, chega! Para finalizar... deixo a música dos meus dois filhotes aí abaixo para quem estiver lendo (Leu até aqui?! Puxa, parabéns! rs...) terminar a leitura com chave de ouro! \o/ \o/ \o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário